Acompanhamento em delegacia

Porque ter um advogado para acompanhamento em delegacia?
Com muita frequência cidadãos acreditam que devido ao fato de não ter cometido um crime muito grave não necessita do acompanhamento de um advogado sendo suficiente que ele narre as situações que tem conhecimento para que esse comparecimento termine com tudo bem.
Esse pensamento não de ser mais errado e enganoso, é simples. Se um cidadão está sendo chamado a uma delegacia é porque consta envolvendo esse cidadão um inquérito policial e o nome dele surgiu, quer como autor, testemunha ou vítima.
Também deve-se ter em mente que policiais se valem das mais diversas técnicas para obter uma confissão ou mesmo depoimento no sentido que seja oportuno para o Relatório do Delegado de Polícia.
E a presença de um advogado criminalista limita e muito esses caminhos ruins do inquérito.
Apenas os acusados de crimes precisam de acompanhamento de um advogado criminalista quando comparecem a uma delegacia?
Resposta mais que negativa, pois tão frequente quanto a pressão das mais variadas formas realizadas por policiais contra os acusados de crimes é a coação de testemunhas para que elas prestem depoimentos “uteis” para o inquérito.
O acompanhamento por um advogado criminalista reduz quisá elimina esse risco.
Comparecer com um advogado em uma delegacia indicaria ter algo a esconder?
Esse é um verdadeiro tabu de quem não tem muito contato com a praxe do processo penal e do inquérito policial. Mas a verdade é que mais que as aparências, vale o escrito, o tomado a termo nos depoimentos, então o que o cidadão deve é sim, sempre, se proteger e estar acompanhado de um advogado criminalista a fim orienta-lo e de defender seus interesses.
