ATENDIMENTO 24h » (61) 98206-5010

Inquérito Policial

O que é um inquérito policial?

Em termos simples o inquérito policial são os atos de investigação, de oitivas e buscas realizados pelas polícias objetivando a identificação de um importantíssimo binômio que é autoria e materialidade.

Sendo Autoria a identificação de quem praticou ou mesmo participou de alguma forma de um crime. E a materialidade é a comprovação de ato previsto na legislação como crime ou mesmo ato infracional

Qual o principal objetivo de um inquérito?

O principal objetivo de um inquérito é a elaboração de um Relatório por parte do Delegado de Polícia que é a autoridade policial, incumbido do inquérito policial.

Na verdade, o inquérito e o primeiro e melhor momento para a defesa de alguém. E afirmamos isso devido ao fato de ainda não se ter nenhum posicionamento de autoridade (seja policial, promotor ou juiz), além de ser mais simples a apresentação de provas e testemunhas.

É obrigatória a defesa em um inquérito policial?

A resposta é NÃO. A defesa de qualquer acuado na fase policial não é obrigatória. E muitas pessoas por desconhecimento da praxe policial ou por realmente que o inquérito não irá prosperar e que não haverá maior consequência não contrata um advogado para acompanha-lo no inquérito.

Porque é importante contar com uma defesa no inquérito policial?

A despeito de a legislação brasileira não especificar os agentes de polícia ou mesmo delegados utilizam das mais diversas estratégias para obter depoimentos e informações sensíveis para os cidadãos.

Nesse momento é que o fato de o cidadão quando acompanhado de um advogado criminalista tem seus direitos realmente preservados e não fica a mercê dos caprichos de policiais.